mural de

notícias

  • home
  • notícias
  • Usina em Jaíba tornará Minas o maior produtor de energia fotovoltaica do Brasil


3


JUN


Usina em Jaíba tornará Minas o maior produtor de energia fotovoltaica do Brasil

O governo de Minas anunciou nessa quarta-feira (3) que aprovou o licenciamento do maior projeto de energia fotovoltaica do Brasil - trata-se de uma usina de energia solar que será construída em Jaíba, no Norte do Estado, no valor de R$ 6 bilhões, e que deve possibilitar a criação de mais de 40 mil vagas de emprego diretas e indiretas.

Atualmente, Minas Gerais tem uma potência de 755 megawatts (MW) desse tipo de energia instalados e em construção, e é o quarto maior gerador do país, atrás somente de Piauí, Ceará e Bahia, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Essa nova usina, que deve começar a ser construída no segundo semestre de 2020, sozinha, terá capacidade total instalada de cerca de 1.357 megawatts, fazendo com o que o Estado tome a liderança no setor.

 
PUBLICIDADE

Com relação à geração distribuída, que é a instalada em residências, condomínios, indústrias, comércio, propriedades rurais e prédios públicos, Minas Gerais já é líder no Brasil, com potência de 512 megawatts. Isso corresponde a 19% de toda a energia solar fotovoltaica desse tipo em todo o país.

O investimento é feito pela empresa Aurora Energia, que considera o Norte do Estado como um excelente local para esse tipo de energia renovável. "A região Norte de Minas Gerais é um excelente lugar para a geração de energia solar fotovoltaica, pois tem níveis de insolação próximos às melhores regiões do planeta. Três microrregiões ao norte do estado, o sol sempre foi considerado um castigo diante da seca histórica, e que agora vive a expectativa de receber grandes investimentos no aproveitamento da fonte limpa", informou a empresa.

Segundo o governador Romeu Zema (Novo), o Executivo está com os olhos voltados para a região com relação a investimentos em energia. "Minas se tornou um mercado bastante promissor para quem quer trabalhar hoje com energia distribuída, porque somos um Estado competitivo, temos um bom índice solar na região Norte e as empresas, na crise, começam a buscar alternativas para reduzir custos", avalia.

Empregos

De acordo com estudos da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), a energia solar é a fonte renovável que mais gera empregos no mundo. A cada novo MW instalado, são criados entre 25 e 30 novos postos de trabalho. Se considerarmos que essa nova usina em Jaíba terá capacidade para 1.357 MW, o empreendimento poderá acarretar na criação de 40.710 empregos diretos e indiretos, não só no setor em si, mas em toda a cadeia produtiva.

"Com isso, o setor tem a capacidade de impulsionar uma nova cadeia de produtos e serviços, gerando milhares de oportunidades de trabalho, desenvolvimento tecnológico de ponta, além de proporcionar o desenvolvimento sustentável de inúmeras comunidades no Norte de Minas", informou o governo.

Investimentos

Conforme informações publicadas pelo Executivo estadual, os avanços nesse setor partem das políticas públicas de fomento à energia solar, como a desburocratização de licenciamento ambiental e aprovação dos empreendimentos por parte da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

"A atração ocorreu por meio da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), que registrou saldo total de mais de R$ 5,6 bilhões de investimentos atraídos nos primeiros cinco meses de 2020. Em meio à pandemia e à crise econômica mundial provocada pelo coronavírus, o Estado está conseguindo gerar empregos e garantir a sustentabilidade na adoção de uma matriz renovável e limpa", afirma.

Energia solar

A Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir da luz solar, e, mesmo em dias nublados ou chuvosos, ainda pode continuar sendo produzida. Mas quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.

Segundo a Absolar, devido à longa vida útil e alta durabilidade dos seus equipamentos e sistemas, os benefícios trazidos pela energia solar fotovoltaica permanecem sólidos com o passar dos anos. Isso faz da tecnologia uma opção atrativa para investidores, inclusive nesse momento em que os consumidores se sentem pressionados a buscar formas de reduzir seus gastos mensais com energia.

É considerada uma energia limpa, renovável e barata, que reduz a emissão de gases de efeito estufa e poluição do meio ambiente.


 







 





NOTÍCIAS


RECENTES





Fale com quem entende do assunto!


Todos os direitos reservados à Solar Caxias.